Apareceu fungos nas suas objetivas ? Entenda o que são e como se desenvolvem. Fique atento as nossas dicas para evitar esse problema.
Os fungos são microrganismos que se desenvolvem em ambientes escuros, com alta umidade e temperatura entre 10 e 35°C. Costumam entrar nas lentes em sua fase inicial (esporos), junto com partículas sólidas presentes no ar. Quando encontram ambiente favorável, se desenvolvem (germinam), multiplicam e começam a formar colônias.
Eles produzem enzimas capazes de transformar substâncias orgânicas em micropartículas, que são absorvidas como alimento. As enzimas decompõe o esmalte de proteção dos elementos óticos e, em alguns casos, provocam danos irreversíveis ao elemento acometido. Por isso, recomendamos que sua remoção seja feita o quanto antes.
fungo na lente
Dicas para evitar fungos nas suas objetivas
- Não guarde suas lentes em bolsas, estojos ou mochilas. Caixas plásticas transparentes, hermeticamente fechadas, são uma boa opção para acondicionar seus equipamentos fotográficos;
- Dentro das caixas, coloque anti-mofos ou desumidificadores que ajudam a diminuir a umidade do ar. Lembre-se de trocá-los com alguma frequência. Com o tempo eles ficam saturados de umidade e perdem sua eficiência;
- Nunca deixe seus equipamentos fotográficos guardados por muito tempo. Utilize-os com mais frequência. A exposição a luz frequente torna o ambiente menos propício a proliferação das colônias;
- Temperaturas muito altas (acima dos 45°C) são prejudiciais aos fungos, mas também aos equipamentos. Por isso, fique atento a temperatura do local de acondicionamento. Não deixe suas lentes expostas ao sol por muito tempo. Apesar de ser um ótimo anti-fúngico ele poderá danificar ou mesmo ressecar partes plásticas do equipamento.
- Evite utilizar suas lentes em ambientes com muita poeira ou deixá-las expostas a estes ambientes sem nenhuma proteção. A poeira entra para dentro das lentes objetivas e servem de alimento aos fungos. Mantenha suas lentes sempre limpas.
- Evite guardar lentes infectadas junto de outras lentes. Os esporos liberados no ar poderão contaminá-las.
A limpeza geral da lente objetiva e dos seus elementos óticos é a melhor maneira para devida remoção dos fungos. Ficou na dúvida? Sua lente apresenta indícios de fungos? Entre em contato conosco!